A Universidade Licungo congratula-se com a recente defesa de doutoramento do Prof. Lord Aníbal Chissiua, que teve lugar na última segunda-feira, nas instalações da Universidade Piaget (UNIPIAGET), na cidade da Beira.

Com a defesa da tese intitulada “Educação Inclusiva no Ensino Superior em Moçambique: Necessidade de Formação dos Professores”, o agora Prof. Doutor Lord Aníbal Chissiua passa a integrar o corpo docente doutorado da UniLicungo, fortalecendo o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, a investigação e a promoção da inclusão educativa.

A investigação teve como objetivo principal compreender a formação dos professores do ensino superior em Moçambique, com ênfase nos fundamentos da educação inclusiva, reconhecendo que esta dimensão, frequentemente, não é contemplada na formação inicial e contínua dos docentes.

Baseando-se numa abordagem qualitativa e utilizando o estudo de caso como método, a pesquisa envolveu dez professores de uma universidade da cidade da Beira com experiência em contextos inclusivos. Os resultados revelam que a maioria dos docentes não possui formação pedagógica para lidar com as especificidades da educação inclusiva, recorrendo frequentemente à autoformação. Além disso, constatou-se a falta de condições materiais e humanas adequadas nas instituições, o que compromete a capacidade de resposta às necessidades dos estudantes com deficiências.

A tese defende a urgência de um investimento estruturado na formação contínua dos docentes, a partir de uma auscultação real das suas necessidades formativas, como condição indispensável para uma inclusão educativa efetiva no ensino superior moçambicano.

Com esta conquista, a UniLicungo reforça o seu corpo académico e renova o seu compromisso com a promoção da equidade, da inclusão e da excelência académica.

Parabéns ao Prof. Doutor Lord Aníbal Chissiua pela conquista!

Joana Beira – DCCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *