
O Professor Doutor José Malaire – Docente e Pesquisador da Universidade Licungo – participa de 12-16 de Julho de 2025 no Congresso Mundial da Ciência Política, da Associação Internacional da Ciência Política – IPSA, que tem lugar em Seul, na Coreia do Sul.
Neste Congresso Mundial, o Professor Malaire apresenta seu artigo “TIMES CHANGE, DESIRES REMAIN: Resisting State Autocratic Tendencies through Local Power – lessons from Beira Municipality, 2004-2024”, em que analisa os contornos e apresenta as evidências da resistência do Poder Local (Municipalização) à tendência autocrática e/ou autoritária do Estado, no caso moçambicano, a partir do caso do Município da Beira, dominado por forças políticas alternativas ao partido do Governo/Poder Central, nos últimos 20 anos.
Neste mesmo evento, o Professor Malaire ainda fez parte de vários eventos paralelos acoplados ao Congresso da IPSA, nomeadamente: Fórum Internacional de Seul sobre Eleições – 2025, RC05: Business Meeting – Encontro de Pesquisadores em Governação Local e Política (plataforma de que faz parte), para além de estabelecer contactos e network com pesquisadores, universidades, centros de pesquisas, entre outros, da Ásia, América e Europa.
Refira-se que o Professor José Malaire é Membro da IPSA e participa regulamente dos eventos deste organismo mundial que reúne estudiosos do campo da Ciência Política. Ademais, em suas pesquisas, o Professor José Malaire dedica-se, particularmente, nas questões de Descentralização, Governação Local (Municipalização), Partidos Políticos, Reforma do Estado e Economia Política.
Texto e créditos de fotografia: José Malaire