
Decorreu no dia 28 de Outubro, em Quelimane, a inauguração do Centro de Inovação, Divulgação e Formação Permanente em Sistemas Agroflorestais (CISAF), uma iniciativa criada em parceria entre o Instituto de Cooperação Económica Internacional(ICEI) e a Universidade Licungo (UniLicungo). O novo centro está instalado no Campus de Murropué da universidade, fortalecendo a ligação entre o conhecimento académico e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Durante a cerimónia, o Reitor da UniLicungo, Professor Doutor Boaventura Aleixo, manifestou grande satisfação pela criação da infraestrutura, sublinhando que o CISAF irá contribuir significativamente para a melhoria dos insumos agrícolas e para o fortalecimento das capacidades técnicas das comunidades rurais, através do envolvimento directo do corpo docente e discente da universidade”.
Representantes da cooperação Italiana destacaram que a inauguração do centro marca um importante avanço na integração entre ciência, comunidade e sustentabilidade, consolidando Quelimane como um polo de referência nacional na promoção de sistemas agroflorestais. Paulo Sertolli, Director da Cooperação Italiana afirmou que a UniLicungo terá um papel central na articulação entre o saber científico e o conhecimento tradicional ligado à agricultura sustentável.
Em representação de Sua Excelência o Governador da Província da Zambézia, o Director Provincial do Ambiente, Marcos Sapateiro salientou a importância do CISAF para o aumento da produtividade agrícola e para a melhoria das condições de vida das populações locais, através da introdução de melhores sementes, práticas agrícolas mais eficientes e da dinamização da comercialização dos produtos.
O CISAF nasce, assim, como um espaço de inovação, capacitação e transferência de conhecimento, comprometido com a construção de um futuro mais sustentável para o setor agroflorestal em Moçambique.
GCCI








