
A docente da Universidade Licungo em Quelimane, Marlene Jamal, defendeu com distinção a sua tese de doutoramento na Universidade Zambeze, consolidando a sua trajectória académica e de investigação.
O trabalho, intitulado “Educação Social como paradigma de mudança em Moçambique: um estudo com crianças em situação de rua na cidade de Quelimane”, examina os desafios e possibilidades da inclusão educacional de meninos e meninas que vivem nas ruas, um dos grupos mais vulneráveis da sociedade moçambicana.
A investigação revela a ausência de políticas públicas eficazes de educação social voltadas para crianças em situação de rua, bem como a necessidade de formação de educadores sociais capazes de responder às especificidades desta realidade. Ao dar voz às histórias de vida destas crianças, o estudo evidencia a urgência de um olhar mais humano, inclusivo e transformador por parte do Estado e da sociedade.
Com esta defesa, Marlene Jamal contribui de forma significativa para o debate científico sobre justiça social, educação inclusiva e políticas públicas em Moçambique, reforçando o papel da investigação na construção de caminhos para uma sociedade mais justa.
A comunidade académica celebra esta conquista e o impacto social da investigação.