
Conexões globais em acção: nossa comunidade académica recebeu um especialista internacional para debater os desafios e soluções das cidades do futuro
Entre os dias 19 e 27 de Junho de 2025, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Licungo e o Centro de Estudos de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente (CEDECA) receberam o Professor Doutor Stefan Leeffers, do Departamento de Redução de Riscos e Desastres da University College London (Inglaterra), no âmbito de uma colaboração científica internacional.
A visita integrou-se no projeto de investigação intitulado “Resiliência Urbana através de Empréstimos de Emergência em Grupos de Poupança”, implementado pela Associação NOVAFRICA em parceria com a Universidade Licungo – Extensão da Beira, a University College London (Reino Unido), a Wageningen University & Research (Países Baixos), e financiado pelo International Growth Centre (IGC). O objectivo principal do projecto é reforçar a capacidade de resposta de agregados familiares de baixos rendimentos perante choques idiossincráticos como inundações, incêndios, furtos, doenças ou perdas súbitas de rendimento.
Durante esta fase da investigação, 22 estudantes de diferentes cursos da FCT participaram activamente, tendo recebido formação em técnicas de recolha de dados com recurso ao software SurveyCTO, princípios de ética em pesquisa científica e aplicação de inquéritos-piloto nas comunidades do Distrito de Dondo.
A visita culminou com a realização de uma palestra proferida pelo Prof. Stefan Leeffers, intitulada “O Efeito da Informação na Preparação para Inundações Urbanas em Moçambique”, no dia 27 de Junho. O evento, realizado de forma híbrida no auditório da FCT no Dondo, contou com a presença de docentes e estudantes, promovendo um rico debate sobre os desafios da resiliência urbana em contextos vulneráveis.
Na ocasião, tanto a direcção da FCT como o CEDECA reafirmaram o seu compromisso com a internacionalização da Universidade Licungo, por meio de actividades de pesquisa, extensão e cooperação científica internacional.
Texto e fotos: FCT