Historial da UniLicungo

A Universidade Licungo, com sede na Cidade de Quelimane, é uma pessoa colectiva de direito público dotado de personalidade jurídica e goza de autonomia estatutária e regulamentar, Cientifica, pedagógica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar. Criada ao abrigo do Decreto 3/2019 de 14 de Fevereiro no âmbito da reestruturação do Ensino Superior, ela engloba os recursos humanos, materiais e financeiros da extinta Universidade Pedagógica (Delegações de Quelimane e Beira) e funciona nas províncias da Zambézia e Sofala.

A UniLicungo iniciou formalmente as suas actividades no dia 28 de Março de 2019 com a Nomeação e tomada de posse do Reitor e da Vice-Reitora. O facto de se tratar de uma instituição recentemente criada, embora alicerçada sobre duas delegações já razoavelmente consolidadas (a UP-Beira e a UP-Quelimane), tornou inadiável e imperiosa a necessidade de elaborarmos o presente plano de acção que constitui o primeiro guia de orientação das suas actividades que deverá, simultaneamente, garantir a continuidade das acções em curso e servir de instrumento norteador e catalizador das actividades desta nova instituição.

Assim, para assegurar uma linha de actuação coerente e harmonizada das diferentes unidades orgânicas e por força dos estatutos da Unilicungo, no seu artigo 45 alínea k) conjugados com o artigo 57 alínea e) a Reitoria desta Universidade apresenta e submete a aprovação do Conselho Universitário o presente plano de acção de curto prazo que visa orientar as actividades das diferentes unidades orgânicas da Universidade nos anos 2019 e 2020 rumo a qualidade e excelência.

Pretendemos deixar bem reflectido nestas directrizes o alinhamento entre os interesses e anseios da comunidade universitária e da sociedade em geral, para que não somente o nosso Governo, mas também os nossos colaboradores, os nossos doadores e os nossos parceiros, possam perceber e acompanhar a actuação da Universidade Licungo no processo da sua implantação e no seu relevante serviço como entidade de interesse académico e social.

As directrizes aqui apresentadas revelam a intensidade do trabalho que há para ser realizado e num contexto que se adivinha particularmente difícil. Todavia, depositamos inteira confiança na capacidade dos quadros da Unilicungo. Todos temos a plena consciência de que a nossa missão como universidade merece o melhor de cada um de nós. Fica, pois, aqui consignada, uma palavra de ânimo e confiança a todos os que vão edificar a Unilicungo no seu dia-a-dia e que serão os artífices da operacionalização do que vai exarado nestas linhas de acção.

Onde Estamos

Copyright © Universidade Licungo 2019 | Todos os direitos reservados