Simposio: ''O Papel da Universidade no compromisso das Ciências Básicas com o Desenvolvimento Sustentável''

2022 é o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A escolha busca homenagear e divulgar o papel fundamental das mais diversas áreas da Ciência – como Física, Química, Biologia, Antropologia ou Matemática – para o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As ciências básicas vêm, ao longo da história, fornecendo o conhecimento e as competências necessárias para que a humanidade possa lidar com grandes desafios. São elas que estão na raiz dos progressos realizados na Medicina, nas tecnologias de informação e comunicação, tecnologias espaciais, bio e nanotecnologias, lasers e ciências dos materiais, bem como na indústria e na agricultura ambientalmente correctas. Por outro lado, as ciências básicas também formam a pedra angular da educação que fornece o conhecimento científico e tecnológico e as competências necessárias a todos os cidadãos, a fim de participarem de forma significativa na sociedade, emergindo daqui o papel da universidade no compromisso das ciências básicas com o desenvolvimento sustentável.

A UniLicungo, em particular o Departamento de Ciências e Tecnologias, como parte da família universitária mundial fazedora das ciências básicas, associa-se a este movimento internacional não só para enaltecer os grandes e rápidos avanços da ciência, mas também para vincar que é possível fazer Ciência Básica de qualidade trabalhando em temas de relevância aplicada como é ainda o nosso caso. É neste âmbito que o DCT organiza este simpósio na perspectiva de colher, sistematizar e divulgar os diversos trabalhos científicos produzidos e os ainda em curso nas diversas áreas das Ciências Básicas.

O Simpósio realiza-se nos dias 3 e 4 de Agosto de 2022, no Auditório do Campus de Coalane, Bloco II, Universidade Licungo, Quelimane.

Datas Importantes:

  •  Inscrições: 10 de junho a 10 de julho de 2022

  •  Submissão das comunicações: 18 de junho e 18 de julho de 2022

  • Realização do Simpósio: 3 e 4 de Agosto

Eixos Temáticos

Tecnologias Emergentes & Inovação

Meio Ambiente: Saúde, contexto e Impactos

A Física e o Desenvolvimento Sustentável

Desafios do Ordenamento Territorial para o Desenvolvimento Local

A Contribuição da Química no Desenvolvimento Sustentável

A Matemática e a Educação Financeira

Ciências Básicas e os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

Resultados Esperados

  1. Promovido o debate sobre o compromisso da UniLicungo das Ciências Básicas com o Desenvolvimento sustentável;
  2. Partilhadas experiências de investigação nas diversas áreas das ciências básicas;
  3. Destacada a importância de docentes e pesquisadores aprofundarem sua capacidade de integração dos saberes das várias áreas das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável ;
  4. Produzido a memória do simpósio.

Metodologia

O simpósio será no modelo híbrido e contará com sessões plenárias, mesas redondas, exposição e feira. As sessões plenárias e mesas redondas serão acompanhadas por todos os participantes. Os resumos, os textos e posters submetidos serão avaliados pela Comissão Científica e os resultados serão comunicados até a última semana de julho.

Submissão dos Resumos das Comunicações

Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados por e-mail à Comissão Organizadora (simposiodct@unilicungo.ac.mz) entre 18 de junho e 18 de julho de 2022. Estes não devem exceder 250 palavras, têm que conter palavras-chave (4 a 5), devem ser escritos a espaço simples, formato da letra times new roman ou arial, tamanho 12. No resumo deverão constar os objectivos, metodologia, principais resultados, conclusões e sugestões. Também deverão constar as  seguintes informações:

  •  Eixo temático em que se enquadra a comunicação

  • Título da comunicação em bold

  • Nome (s) do (s) autor (es) e em nota de rodapé, área de formação e a proveniência.

A participação ao simpósio carece de pagamento de uma taxa no valor de:

  • Estudantes/Graduação: 50,00 Mt
  • Estudantes/Pós-Graduação: 100,00 Mt
  • Docentes e Pesquisadores da UniLicungo: 300,00 Mt
  • Docentes e Pesquisadores externos à UniLicungo: 500,00 Mt

Contamos com a sua presença

Copyright © Universidade Licungo 2022 | Todos os direitos reservados