A Universidade Licungo acolheu no dia 26 de Agosto do corrente ano, uma palestra intitulada O Lugar da Mulher na Literatura, proferida pela escritora contadora de histórias, Paulina Chiziane. O evento teve lugar no ginásio do campus da Ponta-gêa e contou com a presença da comunidade académica, parceiros e a Sociedade Civil.

Na palestra, a escritora moçambicana que foi recentemente “Prémio Camões” destacou a importância da mulher desde os tempos remotos até a actualidade e ressaltou o facto de os estudos baseados no género deixarem uma impressão de que a cultura africana subalterniza a mulher, facto que para ela, não constituí a verdade, pois as mitologias africanas colocam a mulher no centro do mundo. Assim, chamou atenção aos presentes a reflectirem o lugar da mulher na literatura com base nos estudos africanos, cultura africana e com autores africanos, sendo esta mulher de um lado, sujeito da literatura (que faz a literatura), de outro lado receptora ou descodificadora e por fim como objecto (aquela que é representada)

Outrossim, a autora chamou atenção aos estudantes, professores e a comunidade em geral a serem objectos produtores da literatura, em que trazem à ribalta a sua cultura, a sua história, entre outros aspectos ligados à identidade africana, visto que cerca de 90% das bibliografias das bibliotecas nas universidades africanas são composta por bibliografias ocidentais.

Não só, como também, desafiou a universidade a fazer pesquisas profundas do lugar da mulher na cultura africana, como forma de elevar o pensamento do africano para o africano e enriquecer a bibliografia africana, baseando-se no juízo africano. Exortou ainda para que neste processo as mulheres se envolvam activamente.

Ouvidos os participantes, todos foram unânimes em afirmar que este tipo de iniciativas em que se abre espaço para um diálogo franco e aberto sobre as experiências individuais e colectivas é bastante importante para o desenvolvimento intelectual do indivíduo e reiteraram continuidade deste tipo de eventos na academia.

Além de estudantes, participaram do evento, docentes e pesquisadores do ramo da literatura na UniLicungo.

DCCI – Beira