Através de um Memorando de Entendimento celebrado no passado dia 10 de Agosto, a Universidade Licungo e o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, firmaram uma parceria que visa estabelecer, harmonizar e desenvolver acções conjuntas na materialização do sistema Nacional de Educação, na componente dos Subsistemas do Pré-escolar, educação geral, de adultos e formação de professores.

Intervindo, o Reitor da UniLicungo, Prof. Doutor Boaventura José Aleixo, destacou a importância deste acordo para educação e formação de qualidade tendo em contas as áreas de actuação da UniLicungo, acrescentou que esta parceria ira resultar no estabelecimento de acções conjuntas para materialização da qualidade do sistema nacional de educação.

A Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Dra Carmelita Rita Namashulua, realçou que as boas relações entre o MINEDH e as Universidades estiveram sempre presentes de mãos dadas em prol do desenvolvimento da educação, e que a iniciativa de firmar parceria entre o MINEDH e as Universidade Licungo, Universidade Rovuma, Universidade Save e Universidade Púngué, através da assinatura de memorando de entendimento, constitui uma grande honra e satisfação, é prova de que a educação sem duvida é tarefa de todos os moçambicanos. “O MINEDH reconhece e continuara a reconhecer o papel das instituições do ensino superior na melhoria da qualidade de ensino dando o melhor de si para actualização de todo material didático e programas de ensino e subsistemas de educação geral, educação de adultos, educação e formação de professores”, acrescentou a Ministra.

Através deste memorando ficam estabelecidas formalmente formas de colaboração e coordenação interinstitucional, no domínio académico, tecnológico, desenvolvimento curricular, de pesquisa, inovação e extensão, supervisão pedagógica, formação e capacitação de professores, formadores e gestores das instituições de ensino e formação de professores aprimorando o alinhamento com o sistema nacional de educação com enfoque para a formação inicial e continua de professores. Espera-se também que os esforços conjuntos sejam empreendidos por forma a promover acções que contribuem para a melhoria e qualidade de ensino.

Importa referir que a cerimónia de assinatura decorreu á margem do VIII Conselho Coordenador do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Na ocasião, assinaram também memorandos de entendimento com o MINEDH as Universidade Púngué, Rovuma e Save.

Anilza Guila – DCCI