De 4 a 8 de Julho do corrente ano, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), na Beira, acolheu uma capacitação em matéria de astronomia e radioastronomia, resultante do projecto Development of PALOP Knowledge in Radioastronomy (DOPPLER). O projecto decorre no âmbito de uma parceria entre Moçambique e Portugal. O DOPPLER tem como objectivo treinar estudantes, docentes, cientistas e engenheiros em Moçambique, na área da astronomia e radioastronomia, bem como promover o desenvolvimento de habilidades de alta tecnologia usando a radioastronomia.

A capacitação foi facilitada por professores e especialistas em astronomia oriundos das Universidades de Coimbra, Eduardo Mondlane e Porto. Esta capacitação compreendeu 7 temas nomeadamente: o sistema solar e a sua dinâmica; formação das estrelas; técnicas de detecção de exoplanetas; galáxias; cosmologia; radioastronomia e observação dos astros usando telescópios (para amadores). Fizeram parte da capacitação estudantes, docentes, cientistas e engenheiros de diferentes instituições sediadas na cidade da Beira.

Pedro Júnior, estudante do 4.º ano, no curso de Geologia da FCT, em entrevista a nossa reportagem referiu que “a formação foi de extrema importância, pois tive a oportunidade de obter informações referentes ao universo, bem como a possibilidade de ver a lua através do telescópio”. Por seu turno, Cleusa Paulo, estudante do 4.º ano, no curso de Geologia, também em entrevista, disse que “era a segunda vez que recebia capacitação do género e sugere que as instituições de ensino deviam ter nos seus curricula uma disciplina que abordasse com exaustão a temática da astronomia, de modo a dar a conhecer a muitos moçambicanos informações concernentes ao espaço sideral”.

Na sequência, Ubaldo Jemusse, organizador local do projecto DOPPLER e docente da FCT da Universidade da Licungo, disse que “a capacitação foi muito produtiva para os participantes, dado que este aspecto mediu-se através das questões levantadas em torno da astronomia”. Ubaldo afirmou também que um dos objectivos da capacitação era de fazer réplica da mesma em diferentes instituições de ensino e comunidades através de workshops.

DCCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.