Decorreu nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2022 uma acção de capacitação de 27 docentes de diversas áreas das unidades académicas da Universidade Licungo em Quelimane em matérias de produção e edição de vídeo-aulas. A formação teve lugar no Laboratório de Tecnologias e Inovação e enquadra-se na implementação do projecto financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) com o objectivo de reforçar das condições de aprendizagem em período de emergência.

Na sessão de abertura do evento, o Director do Centro de Investigação em Educação e Humanidades (CIEH), Enísio Cuamba, sublinhou a relevância de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem integrando os recursos digitais. Defendeu que a criação vídeo-aulas vai auxiliar as actividades no processo de ensino. “Acreditamos que seja nossa responsabilidade, enquanto Instituição de Ensino Superior, criar condições para que o ensino e a aprendizagem possam ocorrer na modalidade híbrida. Logo, o financiamento do FDI constitui um exemplo flagrante dessa intensão”, salientou Cuamba.

Questionados pela nossa equipa sobre a capacitação, o Prof. Doutor Felisberto Singo e a Drª Nasma Langa afirmaram unanimemente que a capacitação é importante e enquadra-se nos esforços para materialização efectiva do ensino híbrido na UniLicungo.

De referir que a formação de produção de conteúdos digitais foi ministrada por Mahomed Vali, docente da Universidade Licungo na área de Educação Visual. Vali frisou que as instituições de ensino e aprendizagem precisam assumir a liderança do processo de adopção de plataformas digitais no ensino e aprendizagem.

Por Leonel Mutombene / CIEH