No quadro das celebrações do Dia da Independência Nacional, o Museu Sofala da Universidade Licungo organizou um ciclo de Palestras com o objectivo de divulgar, preservar e conservar o património histórico nacional. O evento contou com colaboração do Centro de Estudos de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente (CEDECA), Instituto Nacional de Industrias Criativas e Culturais, delegação de Sofala (INICC), Repartição Académica de Historia da Faculdade de Letras e Humanidade (FLH), Serviços Provinciais de Combatentes de Sofala e Direcção Provincial de Cultura e Turismo (DPCT).

Como forma de trazer as memórias de Moçambique nos períodos anterior e posterior à independência, foram exibidos nos dias 17, 22 e 29 de Junho, na Sala Magna do CEDECA, um total de três documentários com as seguintes temáticas: Acordo de Lusaka, Dia da proclamação da Independência Nacional e Moçambique Independente.

Os documentários incitaram os participantes a imergirem no debate aceso em trono da história de Moçambique, com enfoque para os acordos de Lusaka, bem como em torno do discurso do presidente Samora Machel sobre Moçambique Independente. Participaram no evento docente e estudantes de curso de Historia e Antropologia da Universidade Licungo e alunos de escolas secundárias circunvizinhas do Campus da Ponta Gêa.

DCCI – Beira