Para marcar as celebrações dos 60 anos do Ensino Superior em Moçambique, o Serviço Provincial de Assuntos Sociais da Zambézia, organizou em parceria com as universidades que actuam na Província uma conferência subordinada ao lema “Consolidar um Ensino Superior de Qualidade “, nos dias 16 e 17 de Junho de 2022.

Coube a Secretária de Estado na Província da Zambézia fazer a abertura do evento, tendo considerado que e importante que as Universidade sejam actores centrais na produção de conhecimentos concretos para a resolução dos problemas das comunidades. Por seu turno Boaventura Aleixo, Reitor da Universidade Licungo e anfitrião do evento, na sua intervenção, desafiou as instituições de ensino superior que trabalham na Zambézia a juntar sinergias com o intuito de se tornarem universidades voltadas para investigação.

Durante os dois (02) dias do evento foram discutidas temáticas relacionadas com a governação universitária, políticas, gestão e acreditação do ensino superior, internacionalização, financiamento do ensino superior e tecnologias de informação.

Importa referir que participaram na Conferência docentes, investigadores e técnicos da UniLicungo, UCM – Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, UEM – Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, UniSCED, A Politécnica, UniZambeze – Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal, ISCISA, ISGECOF e o HEFISIBA. Em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente Sérgio Mulema, Director Nacional Adjunto do Ensino Superior.

GCCI