Numa cerimónia carregada de pompa e circunstância, a Ministra do Mar (MIMAIP), Águas Interiores e Pescas, Lídia de Fátima da Garça Cardoso, procedeu a inauguração da Unidade de Produção de Alevinos e Ração no distrito de Lugela, na Província da Zambézia.

Esta Unidade é resultado do Projecto AgriSmart, financiado pela Agência Italiana de Cooperação (AICS) e implementado pelas ONGs COSV e CELIM, em parceria com o Governo Provincial da Zambézia. A Unidade de Produção tem a capacidade de produzir cerca de 500.000 alevinos e 130 toneladas de ração por ano e tem um custo estimado em um pouco mais de 90.000 euros.

Importada recordar que a Universidade Licungo ganhou o concurso para a gestão da unidade em referência e vai gerir a unidade por período de 3 anos (2022 – 2025), onde para além da produção de alevinos e ração, usará a mesma para potenciar a investigação e extensão universitária na área de aquacultura, com destaque para a produção massiva da ração extrusada.

A cerimónia teve lugar no dia 19 de Maio do ano em curso contou com a presença de quadros do MIMAIP, quadros da UniLicungo, autoridades do Governo Provincial, membros do Governo Distrital, parceiros da cooperação italiana, líderes comunitários locais e a população do distrito de Lugela.

Mahomed Vali, GCCI