Com vista a viabilização da abertura do 1º ano Curso de Medicina na Universidade Licungo, em Quelimane, no ano académico 2021, realizou-se um encontro de trabalho hoje, dia 17 de Dezembro de 2019, na Sala de Reuniões do Campus Murrópuè, entre a UniLicungo, representada pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, e a INJE University, representada pelo Prof., onde para além do encontro, a comitiva visitou os espaços concebidos para a instalação de laboratórios ligados à área de medicina.

Durante o encontro, o Prof. Boaventura Aleixo fez a apresentação da Universidade a comitiva coreana e ainda apresentou o draft do projecto executivo das futuras instalações da Faculdade de Medicina. Por sua vez, a Vice-Reitora da UniLicungo, Brígida Singo, afirmou que estava convicta que a INJE University é um parceiro ideal para o desafio da criação do Curso de Medicina na UniLicungo.

Na sequência, os representantes da INJE, Bo Young Yoon e Hoon Kim, mostraram-se impressionados com a proposta do projecto da Faculdade de Medicina, tendo garantido que, iriam apoiar em tudo que fosse possível para a materialização do projecto; aliás, na mesma sequência, apresentaram a proposta curricular para o Curso de Medicina, adiantando que, a mesma era flexível e tinha como enfoque o ensino baseado em competências.

No final da reunião, ficou decidido que se devia avançar para a formalização da parceria entre as instituições, mediante a assinatura de um memorando de entendimento, tendo a comitiva coreana garantido que estava aberta em cooperar com a UniLicungo na mobilidade e formação de docentes e estudantes da área de medicina e ainda na concepção do plano curricular, já em curso.

No encontro, para além de quadros da UniLicungo e da INJE University, estavam presentes quadros do Hospital Central de Quelimane, local que acolhe estudantes do 4º ano do Curso de Medicina idos da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Pedagógica – Maxixe.

(GCCI – UniLicungo)