Uma comitiva da Universidade Licungo, composta pelo Reitor, Boaventura José Aleixo, e pela Enga. Vanda Massina, representante da Faculdade de Ciências Agrárias, deslocou-se às Ilhas Reunião, onde trabalhou dos dias 11 à 15 de Novembro de 2019 na Universidade da Reunião. Ainda na mesma equipa de trabalho, estavam presentes, a Professora Doutora Sarita Henriksen, Directora de Relações Internacionais, da Universidade Pedagógica de Maputo e a Dra. Greece Langa, Directora do Curso de Francês, da mesma Universidade, Maria Del Mar Roig Ripoll, Adida de Cooperação Científica e Universitária da Embaixada da França em Moçambique.

O encontro entre as instituições foi organizado pela Embaixada da França e tinha como propósito, desenvolver projectos de cooperação com as Ilhas Reunião, nas áreas de ensino de francês e de ciências agrárias.

Durante a visita, houve um encontro de cortesia com o Presidente da Universidade da Reunião, onde, no mesmo foi reiterada a disponibilidade de parceria com às Universidades da região, e outro encontro foi com a Vice-Presidente da Universidade para a Área de Relações Internacionais, onde destacou as principais áreas de actuação na relação com algumas Universidades estrangeiras a saber, apoio técnico, domínio administrativo e mobilidade com a Universidade.

No tocante à área da agricultura, o Prof. Doutor Boaventura Aleixo, mostrou interesse de cooperação com a Universidade da Reunião, visto que, a mesma está científica e tecnologicamente avançada para responder aos interesses da UniLicungo no sector de produção agrícola. Por fim, foram previstas na mesma área, várias perspectivas de cooperação com faculdades e escolas no campo de educação agrícola, agronómica e agroalimentar. Importa referir que, durante à missão na Universidade da Reunião, foram visitados diferentes sectores da Universidade.

(Cristina Lampeão)